Apenas por pessoas de alma já formada

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Atitude emergencial

Às vezes, parecemos superiores. Supremos em relação ao mundo. Em relação ao meio em que estamos inseridos. Mas será que realmente o somos?
Será que diante de tantas galáxias, constelações e astros temos realmente toda essa supremacia? Será que todos os desastres naturais não são uma força maior tentando avisar-nos que estamos indo longe demais? Que supremacia é essa que transforma evolução em destruição? Será que realmente somos os seres vivos mais ‘inteligentes’ desse mundo?
Só porque agimos, na maioria das vezes, usando a ‘inteligência’, a lógica e o raciocínio ao invés dos instintos, mesmo assim, isso não nos torna os seres mais inteligentes desse planeta.
Pensando bem, agir instintivamente é bom, não? Ao menos estaríamos seguros. Seria uma maneira segura de garantirmos que nossos atos não nos matariam. Assim não estaríamos construindo bombas nucleares e armas para matar a quem? Para usarmos contra quem? Contra nós mesmos. Ironia? Não. Ganância. (Ou será que nosso instinto é exatamente esse? A destruição de nossa própria raça?)
Questiono, sim, os atos humanos não como alguém que não se insere nessa realidade, mas como alguém que, justamente por inserir-se, clama por mudanças. Mudanças que já deveriam ter sido feitas ou ao menos requisitadas há muito tempo. Será que abriremos nossos belos olhos apenas quando a situação já for inevitavelmente irreversível? Quando nossos atos forem irreversivelmente tardios? É isso que queremos? É isso que você quer? Será isso que eu quero também? Não, não é isso que eu quero. E, meus caros, isso é algo que nenhum de nós deveria querer.
posted by mente inconstante at 18:30

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home