Apenas por pessoas de alma já formada

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Frutas

Nunca fui muito fã de frutas. Gosto apenas de algumas poucas e boas. Mas eis aqui uma história sobre frutas. Todas as manhãs, de segunda à sexta, religiosamente, um senhor me entregava meia dúzia, às vezes até mais, de jambos. Não gosto de jambo. Mas aceitava-os, já que via nos olhos do senhor uma alegria tão generosa que me impedia de recusar. Creio que fazia bem ao senhor entregar frutas a uma jovem como eu. Sentia-se fazendo um bem à humanidade e eu sentia que fazia um bem não à humanidade, mas a ele. Então, sempre aceitava as frutas. Até que uma vez, depois de jambos e mangas, ele me trouxe pitomba. Dessa vez não aceitei e vi o rosto do senhor escurecer, não mais se iluminar. Eu não conhecia ninguém que gostasse de pitomba. A quem poderia eu depois dá-las? Mas, quando vi a expressão no rosto do senhor, arrependi-me de ter recusado. O senhor não se sentiu fazendo um bem à humanidade e nem eu fiz um bem a ele. Da próxima vez aceitarei, não importa qual seja a fruta. Algo do tipo:
- Acordei e não é que gosto de pitomba?!
Eu me sentirei bem e o senhor voltará a fazer um bem à humanidade.
posted by mente inconstante at 17:42

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home